domingo, maio 28, 2006

Beijo

È algo de que falamos quase todos os dias, mas o que é o beijo?
Será uma manifestação de carinho e amor, quando dado á pessoa amada, ou apenas uma necessidade física do ser humano? Será um sinal de que buscamos afecto ou apenas um sinal de desejo?
Aqui estão algumas curiosidades sobre este assunto tão banal:
- Um beijo é o toque dos lábios com qualquer coisa, sendo normalmente com uma pessoa. Na cultura ocidental é considerado um gesto de afeição. Entre amigos, pode ser utilizado como cumprimento ou despedida. O beijo nos lábios de outra pessoa é um símbolo de afeição, amor ou puramente de desejo sexual
- Na antiguidade os romanos tinham 3 tipos de beijos: o basium, trocado entre conhecidos; o osculum, trocado apenas com amigos íntimos; e o suavium, conhecido como o beijo dos amantes. Os imperadores romanos deixavam que os nobres mais influentes beijassem seus lábios, enquanto os menos importantes tinham de beijar suas mãos. Os súbditos só podiam beijar os seus pés.
-Antigamente, na Escócia, o padre beijava os lábios da noiva no final da cerimónia de casamento. Acreditava-se que a felicidade conjugal dependia desse beijo dado pelo padre. Depois, na festa, a noiva devia circular entre os convidados e beijar todos os homens na boca, que em troca lhe davam algum dinheiro.
- Existe uma explicação científica para o beijo. Através deste, o ser humano liberta seus neurotransmissores – substâncias químicas que transmitem mensagens ao corpo – levando a um estado de leveza física e emocional. Quando duas pessoas se beijam, a hipófise, o tálamo e o hipotálamo trabalham em conjunto na libertação dos neurotransmissores.
-Durante um beijo são mobilizados 29 músculos, tendo em conta que 17 deles se situam na língua. Os batimentos cardíacos podem aumentar de 70 para 150, melhorando a oxigenação do sangue, ou seja o beijo faz bem ao coração!
Bem se eu fosse descrever todas as curiosidades que encontrei sobre o beijo na net, nunca mais daqui saia. Até descobri sites onde diziam o que fazer (ou não) durante um beijo!
Tanta coisa por causa de um simples beijo! No meio dos sites que vi, descobri que cada signo tem um beijo característico.
Como o meu signo é balança, só vou falar do meu:
-O liberiano beija no estilo romântico. Com lábios doces e ousados, ele conduz a pessoa amada para um lindo cenário, feito de flores, nascentes de água e pôr-do-sol. Impossível não se entregar à carícia feita por essa boca que sempre parece querer "algo mais".

Sem comentários: