sexta-feira, maio 19, 2006

Desabafos

Um dia a menos de aulas!
Sempre que penso em tudo o que aconteceu este ano tenho uma sensação de vazio, sinto que o ano passado não aproveitei o tempo com os meus amigos como devia, andava sempre ao pé da Dani e nunca estava ao pé do pessoal! Não é que me possa queixar porque a Dani é uma boa a amiga, que me apoiou em momentos difíceis e apesar deste ano não falarmos muito, sei que posso contar com ela para tudo o que for preciso.
Ainda me lembro do meu primeiro dia de aulas deste ano, entrei na sala vi a minha nova turma e penseis " Anocas, isto vai ser um ano da treta, e prepara-te que ainda vais penar muito" – e por incrível que pareça, estava certa.
Agora que o ano está quase no fim, já posso fazer um balanço de tudo o que se passou, e apesar de quase tudo ter sido mau, houveram coisas boas que fizeram com que não fosse assim tão difícil ultrapassar o que aconteceu: ter ficado a repetir o 12º por duas decimas e ter sido afastada dos meus amigos.
Foi muito complicado deixar de os ver todos os dias, porque, parecendo que não, quando se convivem com as mesmas pessoas, diariamente, durante 3 anos é muito difícil deixar de vê-las e de falar com elas todos os dias, principalmente se essas pessoas forem tão importantes como os meus amigos são para mim.
Também não foi nada fácil adaptar-me a nova turma, e, ao fim de nove meses de convivência diária, posso orgulhar-me de dizer que ainda não me adaptei, porque adaptar-me a pessoas como aquelas que estão na minha turma significaria perder a minha personalidade e opinião e passar a ser uma dondoca que só se preocupa com roupa, sapatos, malas ou então passar a ser uma totó que acha que a água deixa de ser doce por ter detergente... resumindo o meu santo não foi com o deles e o que não tem remédio remediado está...
Mas apesar de tudo nem tudo foi mau... Conheci a Kita, ela e uma gaja 5*, muito fixe, para alem de a considerar uma grande amiga acho que ela é uma rapariga com os dois pés assentes na terra, muito divertida e muito sincera... E se não fosse ela a deixar-me sentar do lado da janela no autocarro, as minhas idas e vindas de Ceira iam ser ainda piores do que são... Kita brigada por me protegeres dos mânfios e do Fernando...
O melhor de tudo este ano foi o voluntariado... sem sombra de duvidas a melhor coisa que fiz na vida... Adoro estar lá, quer seja em centro de dia quer seja no atl, sinto-me feliz e adorei poder aprender a conviver com os idosos e com as crianças...
Depois de tudo isto aprendi uma lição muito importante: sem esforço não se vai a lugar nenhum e quando se fecha uma porta, abre-se uma janela, por isso não há que desesperar e perder a fé e a esperança, porque virão sempre dias melhores.

Sem comentários: